quinta-feira, 18 de julho de 2013

Curiosidades sobre Gestão Ambiental!!







  •   A partir da Revolução Neolítica, há cerca de 10 mil anos atrás, o homem se tornou sedentário, pois inventou técnicas que o permitiam se fixar em um só lugar e não precisar ir atrás de comida. A evolução dessas técnicas caracteriza a agricultura como é conhecida hoje. A partir desse processo, a preocupação com a utilização dos recursos naturais surgiu, embora durante muito tempo tenha sido deixada em segundo plano. Atualmente, na tentativa de frear o aquecimento global e preservar o meio ambiente, as preocupações a tanto esquecidas voltaram à tona, embora tardiamente. O gestor ambiental é um profissional imprescindível nesse processo de controle dos danos e reversão da degradação ambiental. 
  •    Uma forma de recuperação de áreas que se encontram degradadas que vem tomando muita força no atual mercado é a ILPF, que significa Integração de Lavoura Pecuária e Floresta utilizando sistemas onde é feita a restauração do ecossistema, mas de maneira que a pessoa que o realiza consiga também fazer um aproveitamento racional sobre a área, extraindo frutos, folhas, madeira, óleos, flores e tudo mais que a floresta lhe proporcionar de maneira sustentável e preservando o solo e o ecossistema que depende disso. Estes projetos são muito utilizados na forma de Sistemas Agrossilvispatoris onde é consorciado pastagens com plantações de árvores que proporcionam conforto térmico para os animais e madeira. Existem maneiras de enquadrar o ILPF em pequenos projetos de Créditos de Carbono, proporcionando assim uma fonte de renda extra, ou em projetos do governo como o ABC, Agricultura de Baixo Carbono, que financia a recuperação de pastagens.
  •   Quanto a destruição ao meio ambiente custa? Você já deve ter se perguntado isso, e de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a destruição da natureza ocasiona danos anuais de até 8 trilhões de reais. O montante inutilizado equivale a mais de 10% do valor do que a natureza gera a humanidade provenientes de "serviços" como água potável, solos férteis e outros recursos naturais que tributam 79 trilhões de reais por ano, (Fonte: Revista Mundo Estranho).

 Imagens ilustrativas de ILPF. Fonte: Google imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário